5 Comentários

Adorei seu texto, me colocou contra a parede dos privilégios por menores que sejam.

Gostaria muito que algumas pessoas tivesse a coragem de ler e assinar em baixo.

Só de ver o quanto de privilégios eu tive, tenho e nunca tinha visto por esse lado, agora esse texto me coloca em outro patamar de entendimento, eu sabia que era detentor de alguns deles, mas nunca por outro prisma que não o do esforço. Amei

Expand full comment

Você disse tudo tão bem e de um modo que eu jamais teria capacidade para tal. Gostaria da sua autorização para divulgar o seu texto, posso?

Expand full comment

mas porque vc acha que precisa pedir autorização pra isso? vc lê um livro que gosta e pede permissão para o autor para divulgar o livro? isso aqui não é um diario q vc está lendo escondida: é um texto que já é público. :) eu, e todos os autores, literalmente precisamos desse boca a boca para viver. só o fato de vc achar que precisa pedir permissão para divulgar o texto já me parece uma derrota: falhei em comunicar que um texto é antes de mais nada um artefato público que existe para ser compartilhado publicamente....

Expand full comment

Desculpe, vejo tanto jornalistas,escritores e outros, reclamarem de produzir conteúdo e não serem remunerados que achei por bem pedir autorização.

Expand full comment

Alex esta série sobre classes tem sido um quentinho no coração, converso muito sobre isso com amigos, mas sempre fica aquela sensação de que falar sobre privilégios é desmerecer alguém, dizer que alguém "chegou lá" porque teve x coisas que lhe colocaram na frente faz com que as pessoas se sintam ofendidas, como se dissesse que ela não se esforçou. É que esforço é muito diferente de oportunidade né, eu me esforcei absurdamente por uma vaga na universidade pública, mas o meu histórico de colégio público ruim e o sono de quem trabalhou o dia todo e não conseguia prestar atenção na professora do cursinho não deixou. Por outro lado, consegui fazer faculdade pelo ProUni, coisas que muitas pessoas que lavavam o banheiro da faculdade não conseguiram. As camadas do privilégio atinge todos, até chegar naquele que é pura miséria. Obrigada por trazer esse tema tão importante de ser discutido.

Expand full comment