Velocidade de reprodução
×
Partilhar post
Compartilhar post no momento atual
0:00
/
0:00

Livros clássicos e livros canônicos, o que são, como definir

Uma simples escolha de palavras pode revelar toda uma ideologia

Quarta, 28 de setembro, vou dar uma aula chamada Como (des)ler literatura.

Um dos assuntos será a diferença entre livros clássicos e livros canônicos.

Afinal, qual é a diferença? Todo clássico é canônico? Todo livro canônico é um clássico? De que maneira essa escolha de palavra revela a ideologia de quem usa?

No vídeo, uma palhinha com essa explicação.

(Para assistir a aula ao vivo, é só ser mecenas dos planos ENCONTROS, CURSOS e MIDAS. Mais informações aqui.)

* * *

Como (des)ler literatura

Literatura é diversão para todos. Se você acha que não é diversão, ou que não é pra você, então, está lendo errado. Deixa eu te ensinar a ler melhor?

* * *

Passei toda uma vida lendo e ensinando Literatura. E, agora, percebo que, mais do que a própria Literatura, mais do que as obras em si, o que mais ensinei foi simplesmente a ler.

Quase todas minhas alunas chegavam nas aulas envergadas sob o peso de centenas de “regras de leitura” absurdas e arbitrárias, derrotistas e desnecessárias, que serviam apenas para tornar engessar a leitura:

“Tem que ler um livro de cada vez”, “tem que ler livro até o fim”, “não pode marcar livro”, etc etc.

Arre!

Então, na verdade, não é nem que eu ensinava a LER, assim, em maiúsculas, leitura séria, utilitária, etc.

Mas sim a ler em minúsculas, de forma mais leve e mais gostosa, menos pesada e menos intimidadora, sem aquelas regras que só faziam tornar a leitura mais trabalhosa. Ou seja, eu as ensinava a ler como quem gosta de ler.

Minha tarefa era justamente absolver as minhas alunas de todas as culpas e ansiedades que tinham atrelado à leitura e, assim, liberá-las para somente… ler!

Por isso, percebi que estava faltando, no meio dos meus cursos de História e Literatura, uma simples e singela aula avulsa de “como ler”, ou na verdade, mais importante, “como desler literatura”, reunindo todas as dicas que já dei em todos os meus cursos.

A aula vai acontecer na quarta, 28 de setembro, a partir das 19h, no Zoom, e depois ficará disponível por, no mínimo, dois anos em um grupo no Facebook.

Será uma aula exclusiva para as mecenas dos planos ENCONTROS, CURSOS e MIDAS do meu novíssimo espaço de mecenato na plataforma de financiamento coletivo Apoia-se. Aliás, será a inauguração do espaço.

Cada plano tem recompensas específicas e uma das recompensas dos planos acima é justamente uma aula mensal avulsa sobre os temas da Literatura e da História que estejam me interessando naquele momento. (É uma maneira de compartilhar com vocês as minhas leituras.)

A primeiríssima aula será “Como (des)ler literatura”.

Para participar, basta visitar o meu novo espaço de mecenato e comprar o plano ENCONTROS, CURSOS e MIDAS.

Conheça o espaço e saiba mais sobre os planos (se você já é mecenas pelo PagSeguro, fale comigo e vamos transferir seu mecenato) ou confira o roteiro da aula.

Um beijo do

Alex Castro

Alex Castro
Alex Castro
Autores
Alex Castro