O egoísmo dos conservadores
Os conservadores são egoístas por serem conservadores ou são conservadores por serem egoístas?
Há de se admirar nas pessoas conservadoras a tremenda façanha de criar todo um enorme corpo de conhecimento só pra justificar o próprio egoísmo.
Daria menos trabalho simplesmente ajudar os outros!
* * *
Na verdade, pensando bem, presentear os canalhas da humanidade como uma racionalização fechadinha que justifica seus piores instintos de acumulação, ganância e egoísmo, como se essas pulsões fossem não apenas naturais mas (pasmem!) conducentes à prosperidade geral do mundo, bem, não deixa de ser um generoso ato de amor.
Não, vou me levantar daqui pra ajudar, não. Mas veja, não é porque sou um inútil egoísta insensível. Imagina! Claro que não! Sou uma pessoa boa, cristã e tudo! Minha imobilidade é uma ação política consciente visando a prosperidade geral da espécie. Não entendeu? Ah, sério, estou com preguiça de explicar, mas vou te dar uns livros aqui, tem um sobre uma mão invisível, esse aqui diz que não somos racistas, esse outro fala dos petralhas, tem até um mostrando o que acontece quando pessoas como eu entram em greve! Você vai ver, faz todo o sentido do mundo! Agora dá sossego, vai. Chispa.
* * *
Dilema de Tostines:
O conservador é, antes de tudo, um egoísta que então adota a ideologia que aceita, justifica e até elogia o seu egoísmo;
Ou ele é alguém que sinceramente acredita nessa ideologia e, por causa disso, torna-se progressivamente mais egoísta?
Cartas para a redação.
* * *
Não tenho nada contra o egoísmo em si. Sou escritor. Tenho infinita empatia pelas falhas de caráter das pessoas. 98% das pessoas de esquerda que conheço são egoístas, machistas, tratam suas escravizadas domésticas às vezes pior que os burguesões.
Incrível não é os conservadores serem egoístas — pois não somos todos? — mas sim se darem ao trabalho de erigir todo um edifício filosófico de conhecimento pra justificar e elogiar seu próprio egoísmo.
Imaginem como seria o mundo se os pedófilos, ao invés de terem vergonha de sua tara ilegal, defendessem a posição filosófica de que uma pedofilia sem limites seria a chave para resolver os problemas da humanidade. Enquanto isso, alcoólatras pregariam, entre um drinque e outro, que o mundo seria um lugar melhor se todos simplesmente bebessem até cair e pronto.
Pois é, meu espanto é só esse. O egoísmo eu acho até bem normal.
(Textinho de 2010, recuperado dos porões do meu velho blog.)
* * *
Meus cursos pela metade do preço
Será que tem gente que ainda só não fez meus cursos porque estão caros? Ok, então, baixei o preço de tudo. Pela metade. Digam lá o que acham.
Recomendo fortemente os cursos ainda em andamento, Grande Conversa Fundadora e Grande Conversa Espanhola, pois tem toda a interação e o bate-papo literário no nosso grupo de Zap.
Introdução à Grande Conversa: um passeio pela história do ocidente através da literatura. Curso em 10 aulas. $79
Grande Conversa Brasileira: a ideia de Brasil na literatura, Curso em 10 aulas. $97
Grande Conversa Espanhola: do El Cid ao Dom Quixote, a invenção da literatura moderna. Curso em 14 aulas. $95
Grande Conversa Fundadora: as obras que inventaram as línguas literárias modernas. Curso em 7 aulas. $199
História do Mundo Enquanto Fofoca. Curso em 12 aulas. $98
Todos os cursos por R$499.
Beijo, do Alex Castro