Entre julho de 2020 e março de 2021, ensinei um curso chamado Introdução à Grande Conversa: um passeio pela História do Ocidente através da Literatura. Ao longo de dez meses, conduzi um grupo de 300 pessoas pelas grandes obras canônicas que nos formaram. (Foi uma delícia. Salvou meu 2020.)
O curso foi pago, e ainda está à venda (quem comprar agora está comprando as dez aulas gravadas) mas todo o material didático foi disponibilizado gratuitamente no meu site.
Em outras palavras, rigorosamente tudo o que eu falei nas aulas, tudo aquilo que as pessoas pagaram para ouvir, está disponível de graça para ser lido por qualquer pessoa.
Convido vocês a passearem pelos links abaixo e me contarem suas opiniões. Como sempre, basta responder esse email ou comentar nos textos individuais.
Sintam-se à vontade para compartilhar esses textos, com os devidos créditos, com todas as pessoas, leitoras, professoras, estudantes, que possam se interessar.
O meu próximo curso, nos mesmos moldes, se chama A grande conversa brasileira: a ideia de Brasil na literatura e começa na quinta-feira agora, 1º de abril. (Estou oferecendo 50 bolsas para diversos públicos.)
* * *
Para acessar todos os Guias de Leitura do curso Introdução à Grande Conversa: um passeio pela História do Ocidente através da Literatura, basta clicar na categoria-master:
Ou você pode escolher navegar por aula, ou por obra, abaixo:
1ª aula: Bíblia Hebraica
2ª aula: Gregos
3ª aula: Romanos
Declínio e queda do Império Romano, de Gibbon
4ª aula: Cristãos
Apocalipse, de João de Patmos
5ª aula: Idade Média
Decameron, de Boccaccio
6ª aula: Navegações
Os Lusíadas, de Camões
A Peregrinação, de Mendes Pinto
A tempestade, de Shakespeare
7ª aula: Reforma
Paraíso Perdido, de Milton
8ª aula: Revoluções
Os miseráveis, de Hugo
9ª aula: Nações
“Canção de mim mesmo”, de Whitman
Martín Fierro, de Hernandez
10ª aula: Burgueses
* * *
A primeira aula do curso A grande conversa brasileira: a ideia de Brasil na literatura se chamará Indianistas & Inconfidentes e vamos conversar sobre O guarani, de José de Alencar, as poesias indianistas de Gonçalves Dias e o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. (A cada aula, teremos sempre pelo menos uma obra escrita por mulher e uma obra poética.)
Espero ver vocês por lá.
Um grande, grande beijo,
Alex Castro