Alex Castro lê poesia medieval espanhola
Vamos ver quanta gente vai abrir o email com ESSE título!
Quarta agora, 1º de junho, acontece a segunda aula, Cordel, do curso Grande Conversa Espanhola: do El Cid ao Dom Quixote, a invenção da literatura moderna. O tema será a poesia medieval espanhola, tanto o romanceiro velho (que é o avô na nossa literatura de cordel) quanto “As coplas pela morte de meu pai”, talvez o ponto alto da poesia medieval espanhola.
Abaixo, dois vídeos onde leio em voz alta essas maravilhosas poesias.
No primeiro vídeo, no Instagram (acima), eu leio, e explico, os romances (ou seja, cordéis) mais famosos da tradição medieval espanhola, em tradução ao português.
No segundo vídeo, no YouTube (abaixo), eu leio as Coplas de Manrique inteiras, alternando entre o original espanhol e a tradução brasileira.
Para mais detalhes sobre o romanceiro velho:
E sobre as Coplas de Manrique:
E, sim, todos os meus cursos dá pra entrar no meio: você assiste as próximas aulas ao vivo, pelo Zoom, e as aulas anteriores ficam gravadas em um grupo do Facebook.
* * *
Esse texto faz parte dos guias de leitura para a segunda aula, Cordel, do meu curso Grande Conversa Espanhola: do El Cid ao Dom Quixote, a invenção da literatura moderna. Esses guias são escritos especialmente para as pessoas alunas, para responder suas dúvidas e ajudar em suas leituras. Entretanto, como acredito que o conhecimento deve ser sempre aberto e que esses textos podem ajudar outras pessoas, também faço questão de também publicá-los aqui no site. Para comprar o curso, clique aqui.